Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade.
Conteúdo destinado para profissionais do setor agrícola
Fale conosco

Selecione um setor:

O bicudo da cana-de-açúcar (Sphenophorus levis) é uma praga primária presente, principalmente, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná. Os ataques costumam ocorrer em reboleiras e podem ser notados por meio da observação de sintomas, como clorose e secamento das folhas. Além da redução da produtividade, os danos causados pela espécie podem levar as plantas atacadas a morte e até mesmo tornar necessária a reforma de canaviais ainda jovens.

Ao se alimentarem, as larvas escavam galerias e danificam os tecidos no interior dos rizomas nas bases dos perfilhos ou colmos da cana, causando a morte das plantas e falhas nas brotações das soqueiras. Estes sintomas são mais facilmente visualizados na época seca do ano (junho a agosto), quando são encontradas as maiores populações de larvas.

Ciclo da praga

Essa praga possui de 4 a 5 gerações no ano e tem baixa capacidade de dispersão, cujo ciclo de vida médio é de 9 meses. Cada fêmea coloca cerca de 70 ovos e entre 1 e 2 semanas nascem as larvas que se alimentam das raízes da cana por um período de 30 a 60 dias virando pupa. Após 7 e 15 dias, na fase adulta, se alimentam de restos de tecidos que contêm seiva, completando assim, seu ciclo de vida por um período de mais 7 meses.

A fase de desenvolvimento responsável pelos danos é a larva, de coloração branca, se tornando amarelada com o passar do tempo, com cápsula cefálica castanho-avermelhada.
Ciclo da praga

Tipos de levantamentos

A melhor época está nos meses mais secos do ano (abril a agosto), respeitando sempre o número de 5 pontos por alqueire (2/ha) com buracos de tamanho padronizado de 50 cm (largura) x 50 cm (comprimento) x 30 cm (profundidade), servindo para avaliar as demais pragas, que porventura, podem ocorrer no local analisado.

Soluções indicadas

Conheça a melhor solução para o controle biológico dessa praga e afaste os prejuízos e danos à sua produção.

Fale com nosso consultor

Tem alguma dúvida, sugestão, elogio ou crítica?
É só preencher o rápido formulário abaixo e responderemos o mais breve possível.

preencha aqui